os monumentos do meu bairro
2017-2018
Projeto fotográfico desenvolvido com os habitantes de três bairros sociais de Braga, durante o ano de 2018, nos espaços desses bairros: Bairro de Santa Tecla, Bairro das Enguardas e no Complexo Habitacional do Picoto. Partindo de iniciativa camarária e englobando uma iniciativa mais ampla, denominada Reescrever o Nosso Bairro. O objetivo era envolvimento destas populações no processo de reabilitação arquitetónica em curso.
O projeto fotográfico em duas fases: a primeira de levantamento e registo fotográfico de alguns dos aspetos desses bairros, relativos ao estado de conservação dos seus edifícios e espaços comuns; a segunda fase decorreu com a realização de uma oficina de fotografia participada com algumas crianças e adolescentes desses bairros.
A série propõe uma reflexão e um ensaio visual, realizados a partir do arquivo criado neste projeto. Composta com as fotografias do levantamento e da oficina, a série propõe criar um mapa alegórico da condição contemporânea daqueles bairros e dos seus habitantes: por um lado, atestam sobre as condições de fragilidade e precariedade comummente associadas às populações habitantes de bairros estatais, por outro lado, as fotografias, revelam uma condição ímpar de resiliência, astúcia e esperança, patentes na curiosidade e descomprometimento das fotografias das crianças.
O projecto Reescrever o Nosso Bairro foi promovido pela Câmara Municipal de Braga e organizado pelos Space Transcibers. Financiado pelo Fundo Europeu Social, Norte2020 e Portugal2020.